Timão Fanáticos

Todos os títulos de Ronaldo Giovanelli pelo Corinthians

Confira todos os títulos que o ídolo Ronaldo Giovanelli conquistou defendendo a camisa do Sport Club Corinthians Paulista. O time paulistano carrega consigo uma história de muitas glórias no cenário do futebol nacional, principalmente nas últimas décadas, quando despontou para se tornar um dos times de maior destaque de todo o cenário continental da bola.

Esse avanço do Time do Povo é explicado por muitos motivos, mas, ao mesmo tempo, acaba sendo simples. Isso porque, normalmente, é a presença de grandes craques que acaba fazendo com que as equipes se destaquem e, em diversos momentos, foi isso que o Alvinegro Paulistano conseguiu fazer, indo atrás de taças importantíssimas.

No entanto, em alguns momentos, essa procura por um elenco de peso acabou ficando “fácil”, já que, a posição de número 1 já estava garantida e em boas mãos. Isso porque Ronaldo Giovanelli já ocupava o posto, onde ficou por mais de 10 anos, se tornando um dos maiores ídolos da história do Corinthians, ficando marcado nos corações de torcedores até os dias de hoje.

Início de carreira no Corinthians

A identificação do goleiro com o Time do povo não demorou nada a surgir, tendo em vista que ele começou a sua caminhada no futebol em Itaquera, após ser aprovado em uma peneira realizada pelo Corinthians, se tornando oficialmente um cria do Terrão.

Depois de se desenvolver nas categorias de base, foi apenas em 1987 que o jogador conseguiu a sua primeira oportunidade junto aos profissionais, ficando no banco de reservas. A estreia no elenco principal aconteceu um ano depois, em um amistoso contra o São José. As chances na época eram escassas, já que era terceiro goleiro, atrás, de Carlos e Valdir Peres.

Em uma oportunidade aproveitada com maestria, defendendo pênalti de rival, Ronaldo Giovanelli, aos 20 anos, herdou a camisa 1 do Corinthians, assumindo o posto de defensor das redes alvinegras, em uma história que seria cheia de taças, conquistas e idolatria. Ao todo, foram mais de 600 jogos com a camisa do Time do Povo, colocando o jogador entre os maiores ídolos da torcida.

Ele está em segundo entre os goleiros que mais vestiram a camisa alvinegra, além de ser o quatro no geral. Poderiam ser mais jogos, mas, com a sua personalidade forte e atitudes explosivas, o jogador recebeu 16 cartões vermelhos durante a carreira, algo que chegou até a afastar o craque da Seleção Brasileira.

Títulos de Ronaldo Giovanelli no Corinthians

Ao todo, foram seis taças conquistadas pelo ídolo enquanto atuava como goleiro do Corinthians, sendo peça importantíssima em vários deles. Tudo começou no cenário estadual, já que em seu primeiro ano, já ajudou no troféu alvinegro no Campeonato Paulista. Ele ainda arrecadaria o torneio em outras duas oportunidades, durante a década seguinte.

Além disso, é fácil dizer que Ronaldo Giovanelli foi um dos maiores destaques do Campeonato Brasileiro de 1990. Com atuações de gala e sendo um dos principais personagens em campo, ao lado de Neto, ele ajudou o Time do Povo a levantar aquele que era o seu primeiro título nacional, algo que ficará marcado para sempre na história da equipe.

Além disso, o jogador também ajudaria o Corinthians em mais três conquistas de nível nacional. A Supercopa, logo após o título do Brasileirão, e também a Copa do Brasil, em 1995, mais próximo do fim de sua passagem. Vale lembrar, inclusive, que esse último também foi a primeira vez que o Timão ficou com a taça da competição em questão.

Confira todas as taças conquistadas por Ronaldo Giovanelli com a camisa do Corinthians:

  • Campeonato Paulista: 1988, 1995 e 1997
  • Campeonato Brasileiro: 1990
  • Supercopa do Brasil: 1991
  • Copa do Brasil: 1995

Saída do Timão

A história de Ronaldo Giovanelli com a camisa do Corinthians, no entanto, poderia ser ainda maior. Na época, ele sempre deixava clara a sua vontade de se aposentar no time em que foi formado, mas, no entanto, alguns desentendimentos da época fizeram com que a situação ficasse impossibilitada.

De acordo com ele, após o encerramento do seu contrato e com seu “passe” ainda ligado ao Timão, ele descobriu que Vanderlei Luxemburgo, recém chegado, não contava com seu futebol. Assim, com 30 anos, o goleiro precisou se despedir do clube que amava e foi vestir a camisa do Fluminense. Posteriormente Ronaldo Giovanelli ainda somou passagens por outras equipes, mas sem o mesmo destaque do Alvinegro Paulistano.

Comentários estão fechados.