Timão Fanáticos

Corinthians terá adversário cascudo nas oitavas da Copa do Brasil 2024

Em sorteio realizado na tarde desta quinta-feira (18), na sede da CBF, no Rio de Janeiro, o Corinthians enfim conheceu seu futuro adversário na quarta fase – também conhecida como Oitavas de Final – da Copa do Brasil. Trata-se, nada menos, do Grêmio, que com a ausência do Cruzeiro, eliminado precocemente do torneio, é o maior campeão ainda vivo na competição nacional.

As datas base dos confrontos são 31 de julho e 7 de agosto, com as partidas acontecendo entre terça e quinta nestas semanas. A CBF, porém, ainda vai detalhar melhor as datas dos duelos. Vale lembrar que, na sequência do sorteio, ficou definido que o Corinthians decidirá a classificação longe de seus domínios, com o mando de campo da partida decisiva sendo do Grêmio.

A sorte está voltando a ficar ao lado do Corinthians

Com exceção de CRB, único clube de fora da elite nacional, e Fluminense, que ocupa a lanterna do Campeonato Brasileiro, o melhor adversário para o Corinthians enfrentar seria justamente o Grêmio. Abaixo do Timão na tabela de classificação, o clube gaúcho ainda não pode atuar em seu estádio – atingido pelas enchentes do Rio Grande do Sul – e atravessa grande crise dentro e fora de campo.

Além disso, a história da dupla em torneios de mata-mata também mostra certo favoritismo alvinegro para o confronto da vez. Isso, porque existe certo padrão nos histórico geral, que se iniciou ainda na década de 1980, com uma classificação para cada lado: enquanto o Grêmio levou a melhor na semifinal do Brasileirão de 1982, o Timão avançou nas oitavas de 1986.

Depois disso, a cada duas classificações gremistas, aparecia uma do Corinthians. Foi assim na década de 1990: com o Grêmio levando a melhor em 1991 e 1994, vendo o Corinthians ser campeão em 1995, ambas na Copa do Brasil; Depois, em 1996 e 1997, com o Timão avançando em 1998. Agora, já invadindo os anos 2000, o clube gaúcho foi campeão da Copa do Brasil em 2001 e avançou em 2013.

Comentários estão fechados.