Cruzeiro ou Corinthians? Saiba qual time leva a melhor no histórico de confrontos na Copa do Brasil
Cruzeiro e Corinthians trazem uma longa história de confrontos na Copa do Brasil, tornando a semifinal de 2025 mais uma etapa de um tradicional duelo no futebol brasileiro. A Raposa, hexacampeã do torneio, e o alvinegro paulista, que busca seu quarto título na competição, irão se enfrentar no Mineirão no dia 10 de dezembro, às 21h30, e farão o jogo de volta no domingo, 14 de dezembro, às 18h, na Neo Química Arena.
Ao longo dos anos, essas duas equipes já se enfrentaram sete vezes nesta competição, desde 1991. Na estreia do confronto, o Corinthians levou a melhor, mas nas últimas ocasiões o Cruzeiro dominou, eliminando o rival em quatro oportunidades, inclusive na final de 2018, quando venceu os dois jogos e conquistou o hexacampeonato diante do time paulista em seus domínios.
Retrospecto entre Corinthians e Cruzeiro
O retrospecto geral entre os clubes mostra liderança do Corinthians, com 40 vitórias, contra 32 do Cruzeiro, além de 24 empates em 96 jogos. Em termos de gols, o Timão marcou 122 vezes, enquanto a Raposa balançou as redes 108 vezes. Especificamente na Copa do Brasil, foram 12 jogos entre as equipes, com cinco vitórias do Cruzeiro, cinco do Corinthians e dois empates, e um saldo de 23 gols para a Raposa contra 20 para o alvinegro.
Momentos marcantes dessa rivalidade incluem o hat-trick de Neto no Pacaembu em 1991, a goleada do Cruzeiro no Independência em 1996, encaminhando a classificação para fases decisivas, e a vingança celeste em 1998, eliminando o Corinthians nas oitavas com uma vitória e um empate. Em 2002, o Corinthians reverteu a vantagem no Mineirão e avançou rumo ao título naquele ano.
Mais recentemente, em 2016, o Cruzeiro virou o confronto nas quartas de final com uma expressiva vitória em casa por 4 a 2, após uma derrota por 2 a 1 no jogo de ida. Já a decisão de 2018 ficou marcada pela consistência da Raposa, que saiu vitoriosa do duelo em casa e segurou o empate no jogo de volta, garantindo o título com gols decisivos de Thiago Neves e Arrascaeta.
Comentários estão fechados.