Corinthians pode virar SAF? Projeto abre caminho
O Corinthians deu um passo importante rumo à possível transformação em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). O novo projeto de reforma do estatuto, apresentado nesta segunda-feira (27), abre a porta para essa mudança, mas com uma série de condições rigorosas e mantendo o controle majoritário nas mãos dos associados.
De acordo com o anteprojeto, que ainda será votado pelo Conselho Deliberativo e em assembleia geral de sócios até o fim do ano, a conversão em SAF só poderá ocorrer após análise do Conselho de Orientação (Cori) e aprovação de dois terços dos conselheiros votantes.
Além disso, o texto prevê uma auditoria independente e um processo de due diligence técnica e multidisciplinar, uma checagem completa da situação econômica, financeira, contábil, jurídica, trabalhista, tributária e patrimonial do clube.
Se aprovada pelo Conselho, a proposta ainda passará por uma assembleia geral, também exigindo o apoio de dois terços dos associados presentes na votação.
Controle segue com os associados
Durante entrevista coletiva, o presidente do Conselho Deliberativo, Romeu Tuma Júnior, esclareceu que o parecer do Cori será apenas recomendativo. Ele ainda explicou que os dois terços exigidos referem-se ao total de participantes da votação, e não ao número total de pessoas com direito a voto.
Um dos artigos do anteprojeto deixa claro o ponto central da proposta:
“Em qualquer hipótese, é vedada a aquisição do controle majoritário da SAF por investidores externos, de modo a assegurar que a gestão e o controle institucional permaneçam sob responsabilidade dos associados.”
Na prática, o Corinthians teria 51% do capital social da futura SAF, garantindo a maioria nas decisões. Outro ponto estabelece que 10% da receita líquida da nova empresa deve ser revertida diretamente ao clube.
SAFiel: projeto paralelo mira torcedores acionistas
O tema SAF vem dividindo opiniões dentro do Parque São Jorge, mas também despertando interesse entre os torcedores. Nesta terça-feira (28), será lançado oficialmente o projeto “SAFiel”, que propõe a participação de torcedores como acionistas do clube.
O grupo responsável pela iniciativa tem dialogado com torcidas organizadas, conselheiros e até com o presidente do clube, Osmar Stabile, e o próprio Romeu Tuma Júnior.
Fenômeno já defendeu a ideia
O ex-jogador Ronaldo Fenômeno, que teve passagem marcante pelo Timão, já se manifestou sobre o assunto. Em um primeiro momento, o craque afirmou que teria interesse em investir numa eventual SAF corintiana. Depois, recuou, dizendo que “não tem vontade de estar dentro do futebol”.
Comentários estão fechados.