Timão Fanáticos

Como os videogames podem ajudar você a virar o próximo Rivellino?

Nome: Roberto Rivellino. Nascido em 1º de janeiro de 1946, canhoto, 9 anos de serviços prestados ao Sport Club Corinthians Paulista nas décadas de 60 e 70, conquistando diversos títulos e sagrando-se um dos ídolos máximos do time – também com atuação pelo Fluminense e na Seleção Brasileira.

Com uma carreira excepcional em campo, um bigode carismático e tornando-se uma figura pública com anos de treino de novos jogadores e exposição em programas televisivos, Rivellino cativou e inspirou gerações de jovens em formação e fãs de futebol. 

Mas qual importância jogar videogame pode ter em aproximar essas pessoas da excelência desse grande expoente do futebol?

Ferramenta didática

Por mais estranho que possa parecer para muita gente, videogames já têm sido aplicados no treinamento de times de diversas maneiras. Times como o inglês Surrey FA têm adaptado aspectos fundamentais dos jogos eletrônicos ao treinamento para ajudar no desenvolvimento de crianças treinando para se aperfeiçoar no futebol. 

Por um lado, a inspiração em jogos propõe estruturar o aprendizado de maneira lúdica, em “fases” ou “missões”, recompensando imediatamente os jovens. Por outro, uma nova abordagem estimula a busca dos próprios alunos por soluções a situações práticas, no lugar das orientações de um técnico.

Nesse sentido, os defensores da inovação no treino pelos videogames acreditam numa eficácia para a tomada de decisões de milissegundos. Afinal, é nesse reduzido espaço de tempo que são tomadas as atitudes que diferenciam os jogadores bons dos excelentes.

Fonte de aprendizado

Além disso, décadas de desenvolvimento de videogames de futebol por variadas empresas permitiram uma exploração bastante complexa de diversos elementos do jogo. Embora evidentemente o treino recorrente e o condicionamento físico ainda sejam centrais para a formação de novos jogadores, muitas crianças também ganham boa compreensão de como jogar futebol por meio dos jogos eletrônicos.

Jogos como FIFA propiciam o contato com aspectos táticos, técnicos e analíticos do esporte. Por um lado, é uma diversão que torna mais atraentes esses elementos, empregando a imagem de ídolos dos principais ídolos internacionais e uma interface multijogador dinâmica. 

Por outro lado, funciona como um simulador de situações que nem sempre seriam facilmente reproduzidas na vida real. A exploração de esquemas táticos variados, por exemplo, pode ser observada em diversas alterações na prática ao disputar com oponentes online. Também pode ser modulado um equilíbrio entre os pontos fortes e fracos de cada jogador na composição de um time campeão, por exemplo.

Em menor grau, videogames também podem ajudar no aprimoramento de habilidades cognitivas e da coordenação. Lado a lado com um eficaz treino físico, exerce um papel complementar para desenvolver essas faculdades.

Jogos de futebol em evidência

Garantir que velocidade de internet é boa para jogar videogames de futebol online é importante – mas primeiro é preciso encontrar títulos relevantes para um console ou computador. 

Seja para tomar como meta ser “o novo Rivellino” ou para aprimorar noções do esporte, boa jogabilidade e uma dinâmica atrativa são pontos básicos. Já os bons gráficos, uma comunidade de jogadores dedicados para disputar e outros atrativos são diferenciais.

A referência máxima de futebol para os consoles de videogame é a série FIFA. Produzida desde os anos 1990 até a edição FIFA 23, a série foi descontinuada em 2024. Porém, isso não significa que acabou de fato: o que terminou foi o contrato de licenciamento da marca FIFA com a produtora do jogo, a EA Sports. 

Assim, o EA Sports FC 24 não usa o nome da associação internacional do esporte, mas felizmente retém a licença do uso de imagem da maioria dos jogadores, times, estádios e ligas do futebol internacional.

Por outro lado, o eFootball, da Konami, é outro simulador do esporte bastante relevante na atualidade.  Conhecido pela série Pro Evolution Soccer (PES), o jogo se tornou uma referência e carrega algumas das licenças de times e estádios ausentes nos jogos da EA Sports. 

Embora tenha abandonado a marca “PES” em seu título desde 2021, são os últimos jogos antes dessa edição alguns dos mais interessantes. Um bom diferencial dessa série é trazer uma abordagem similar ao FIFA disponível para baixar não apenas em consoles tradicionais, mas também em computadores e celulares Android e iOS.

Por fim, duas alternativas a essas marcas gigantes merecem menção por apresentarem propostas diferentes de abordagem do futebol na telinha com gráficos. O Football Manager 2023, da Sports Interactive e da SEGA, enfoca no gerenciamento de times, com ênfase nos aspectos táticos, estratégicos, organizacionais e até de mercado de transferências de jogadores.

Já o Inazuma Eleven: Victory Road propõe uma fusão de dinâmica futebolística com jogo de aventura e elementos sobrenaturais. Com história e personagens próprios, pode ser uma porta de entrada ao esporte para jovens e crianças que apenas gostam de videogames.

Comentários estão fechados.