Timão Fanáticos

Quantas séries tem o futebol brasileiro?

Você sabia que foi apenas em 1971 que ocorreu a primeira edição do Campeonato Brasileiro? Faz tempo, e mesmo depois de tantos anos,o futebol ainda é o esporte mais praticado do Brasil.

O Campeonato Brasileiro, ou Brasileirão, é o principal e mais disputado campeonato nacional que ocorre todos os anos no país. Muitos times, grandes e pequenos, competem entre si com o objetivo de conquistarem o topo.

O futebol brasileiro, considerado por muitos como um dos melhores do mundo, é famoso por possuir times mundialmente conhecidos, admirados e também pelos seus jogadores, que carregam paixão e habilidade por onde passam.

No Brasileirão temos 4 divisões muito importantes, as quais decidem o futuro de cada time na competição, podendo levá-los ao topo ou ao rebaixamento. Hoje conheceremos as 4 séries do futebol brasileiro.

Foco na história 

Embora o Campeonato Brasileiro só tenha sido disputado oficialmente em 1971, o futebol no Brasil começa muito antes disso. Em 1959, a CBF, que naquela época se chamava CBD (“Confederação Brasileira de Desportos”), criou a Taça Brasil.

A Taça Brasil chegou para substituir o então Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, atualmente disputado entre times de vários estados. Estava, então, estabelecida a primeira competição nacional de futebol entre os melhores clubes do Brasil.

A proposta era simples: os melhores clubes de cada estado se enfrentavam e os vencedores teriam o direito de representar o Brasil na Copa dos Campeões da América, atualmente conhecida como Copa Libertadores.

No entanto, havia um pequeno porém nisso tudo. Lembrando que os tempos eram outros, por tanto, não era tão fácil ou barato deslocar times inteiros para outros estados, considerando o tamanho gigantesco do Brasil.

Assim, as primeiras edições da Taça Brasil foram disputadas com jogos de mata-mata, o que funcionava até bem para a época. Sem contar que não haviam tantos times como atualmente, o que não gerou tantos problemas, sendo 16 ao todo.

Do mata-mata para os pontos corridos

A modalidade do mata-mata ficou sendo utilizada na competição durante, mais ou menos, 40 anos. Sendo muito instável em todos os sentidos, em 2003 houve a alteração deste formato que trouxe o sistema de pontos corridos que vemos até hoje. 

A divisão também foi implementada, e já em 2003 houve o primeiro Campeonato Brasileiro da Série A onde, inclusive, times com colocações mais baixas eram rebaixados para a Série B. 

As quatro divisões do Brasileirão

Atualmente temos um vasto número de clubes de futebol participando do Brasileirão todos os anos, sejam eles da Série D à Série A. Desde a implementação dos pontos corridos, houve significativas mudanças no Campeonato Brasileiro.

A primeira delas foi a forma como os jogos eram feitos, ou seja, no formato todos contra todos. Já que a facilidade de deslocamento ajudou muito nesse quesito e proporcionou que times de estados distantes pudessem se enfrentar ao longo da competição.

A segunda grande mudança foram as divisões, que ajudam a organizar os times e classificatórias, que geralmente são realizadas por pontos. Por exemplo, para um time da Série B subir para a Série A é necessário que ele alcance ao menos 60 pontos durante o campeonato.

Agora, o formato de classificação da Série B para a Série A é baseado nos quatro que mais pontuam. Já os quatro que menos pontuam, acabam caindo para a Série C. A terceira divisão funciona num esquema de grupos e mata-mata, sendo que os que chegam à semifinal são os que vão para a divisão superior.

Vale ressaltar que os mais bem posicionados na Série A representarão o Brasil na Copa Libertadores.

A Série D

A última das divisões é composta por 64 clubes, estes não têm possibilidade de rebaixamento, já que os times que participarão são definidos pelos campeonatos estaduais e pelos rebaixados da Série C.

A Série C

Nas semifinais da Série D, define-se os clubes que serão promovidos e entrarão na lista dos times que irão competir na Série B do próximo ano. Nesta divisão, 20 times disputam a liderança, os finalistas e 2º colocados da segunda fase serão promovidos.

Os últimos 4 na colocação voltarão para a Série D, mas, sempre podem tentar novamente.

A Série B 

Composto por clubes vindos da Série C e rebaixados da Série A, a Série B é composta por 20 dos melhores times brasileiros. Para conseguir entrar na próxima divisão, os clubes precisam ficar na zona de classificação, que compreende os quatro que mais pontuaram ao longo do campeonato.

A Série A

Os primeiros colocados concorrerão a Copa Libertadores, o restante terá seu lugar na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil e os 4 últimos voltarão à Série B. Nesta divisão também concorrem 20 clubes de futebol brasileiros.

Comentários estão fechados.